Toda semana uma matéria nova!
O melhor para sua saúde você encontra aqui no nosso blog! Você compra
o melhor, recebe conteúdos atuais e já pode colocar em prática.
Boa nutrição faz parte do que você escolhe colocar em seu corpo, isso realmente afeta como você se sente e como você é saudável. Comer o tipo certo de alimentos na quantidade certa é uma das coisas mais importantes que você pode fazer pela sua saúde geral.
Isso pode reduzir o seu risco de desenvolver doenças como as citadas nesta matéria de blog: dieta pobre e seu altíssimo preço.
Comer de forma saudável pode ser saboroso, simples e não precisa de tempo extra.
Comendo de forma saudável
Trata-se de tornar gradual, mudanças de longo prazo e desfrutar da comida que você come.
Coma vegetais: Um bom lugar para começar é comendo uma boa variedade de alimentos saudáveis dos cinco grupos de alimentos todos os dias.
Duas porções de frutas e cinco porções de vegetais por dia são necessárias.
Comece agora: quando se trata de fazer uma mudança, é importante apenas começar. Agora é sempre o melhor momento.
Comece agora a ser saudável
Confira abaixo, alguns alimentos que devem se fazer presentes na maioria das refeições, e que são essenciais para uma boa nutrição.
1 – Frutas vermelhas, verdes e cítricas
O consumo de frutas de todas as cores e espécies, traz muitos benefícios à saúde, além de manter o corpo sempre nutrido.
Pilha com muitas frutas
Você pode consumi-las em vários períodos do dia, seja antes do almoço, como sobremesa, ou até mesmo para o lanchinho da tarde.
Escolha frutas inteiras, um suco natural, ou até mesmo uma vitamina de frutas batidas, são muitas opções de consumo, é importante tomar pelo menos um copo desta bebida por dia.
Consuma as frutas de várias formas e diferentes períodos do dia
Conheça uma fruta rica em nutrientes e que tende a ser pouco calórica.
Morango
Pequeno, porém muito poderoso. Ele é um grande representante das frutas vermelhas, e é rico em antioxidante e vitamina C, que fortalece o sistema imune. Além disso, possui poucas calorias, e retarda o envelhecimento.
Morangos na bandeja
Seu gosto é adocicado e levemente ácido, com coloração vermelha e aroma maravilhoso. Suas espécies são inúmeras, divididas entre:
Meia temporada: Apolo, Korona, Elsanta
Meio precoce: Fresno, Confitura, Marieva
Precoce: Aliso, Cruz, Daraprim
O morango é usado em muitos pratos
Ele é ótimo para o preparo de sobremesas doces, como:
bolos, tortas, merengues, bombom, mousse, pavê, sorvete, creme, picolé, folheado, cupcake, entre muitas outras.
2 – Verduras e Legumes que auxiliam na nutrição
A lista de legumes e verduras é enorme, existem variedades para cada gosto e paladar.
Cesta de compras com verduras e legumes.
Verduras que ajudam na nutrição do corpo:
acelga, alface, alho-poró, agrião, couve, couve-flor, cheiro verde, cebolinha, mostarda, orégano, almeirão, cebolinha, brócolis, chicória, coentro, endívia, espinafre, escarola, erva-doce, folha de uva, louro, nabo, repolho, hortelã, orégano, folha de uva, rúcula, salsa e salsão.
Legumes que ajudam na nutrição do corpo:
abóbora, abobrinha, aspargos, alcachofra, berinjela, batata, batata-doce, beterraba, cará, cenoura, chuchu, ervilha, cogumelo, gengibre, hortelã, inhame, jiló, fava, mandioca, mandioquinha, maxixe, milho-verde, nabo, palmito, pepino, pimentão vermelho, pimentão verde, pimentão amarelo, quiabo, repolho, rabanete, tomate, tomate-caqui, e vagem.
Eles sempre estão presentes no cardápio, de quem busca uma alimentação saudável e uma boa nutrição.
As verduras e legumes auxiliam na boa nutrição.
Atualmente, a vida na cozinha tem se baseado nestes alimentos, pois eles são fundamentais para deixar as comidas com mais sabor e um gosto melhor, e até mesmo para a salada do dia a dia.
No tempo em que só existiam os livros de culinárias, as mulheres anotavam todos os seus aprendizados ali, ou seja, eles eram repletos de sentimentos e memórias.
Livro de receitas
Atualmente, isto também se faz presente, porém são mais procuradas através da internet, em vídeos e textos.
Receitas online, através da internet.
Pensando nisso, separamos uma receita muito gostosa, com verduras e legumes, e que pode ser feita para seu almoço da semana ou no jantar.
Cuscuz paulista
*1/2 xícara (chá) de azeite
*1 cebola picada
*1 lata ou caixa de molho de tomate
*2 latas de água
*1 lata de ervilha
*1 lata de milho verde
*1 pimentão
*2 latas de sardinha ou atum
*cheiro verde a gosto
*sal e temperos a gosto
*1 tablete de caldo de legumes ou do seu sabor preferido
*3 xícaras de farinha de milho grossa
*3 ovos cozidos
*tomate para decorar
O cuscuz paulista é uma receita tradicional do estado de São Paulo. A culinária brasileira tem vários sabores diferentes e maravilhosos.
Nesta receita, você encontra uma grande variedade de nutrientes e cores.
Cebola:
Um tempero natural, que cura muitas doenças, usado para dar gosto às comidas. Muito marcada na culinária, pelo seu sabor e cheiro doce. Contém altas quantidades de cálcio, sódio e potássio.
Cebolas usadas para dar gosto as comidas
Ao cortá-la é normal sentir uma vontade de chorar, isto acontece pela suas substâncias vindas da terra.Que são chamadas de moléculas orgânicas como o enxofre que é responsável por isto.
Quando você acrescentar diariamente ela nas refeições, uma boa imunidade e boa nutrição, já está garantida, principalmente em tempos de pandemia.
Tábua com cebolas fresquinhas
Pode ser encontrada em diversos formatos, mais achatada, comprida, e arredondada. E suas cores podem variar entre branca, roxa e amarela.
Em um de nossos posts no Instagram, você encontra várias maneiras de como consumi-la.
Tomate:
É considerado uma fruta e legume indispensável nas refeições. Para que você aproveite os nutrientes do tomate, cozinhe ele em altas temperaturas, após fazer sua higienização, ou acrescente nas saladas in natura.
Os tomates são ricos em nutrientes.
Sua presença de cálcio e vitamina K ajuda no fortalecimento dos ossos, uma ótima maneira para prevenir a osteoporose, doença causada pelo enfraquecimento dos ossos.
Para substituir o extrato de tomate comprado, você pode utilizar o tomate e fazê-lo em casa. A melhor forma de economizar e ter uma boa nutrição, este molho pode ser utilizado no macarrão, em risotos ou creme para lasanha e vários outros pratos. Ao comprar o seu, escolha os que estiverem mais firmes, maduros e vermelhos.
Molho de tomate caseiro
Ao falar dos pimentões, vem em mente suas três cores atraentes tanto quanto o sabor. O mais interessante é que cada um deles fazem parte do mesmo vegetal e possuem nutrientes em comum. Uma ótima pedida para sopas, molhos e saladas.
Pimentões de várias cores
Pimentão verde:
Querendo emagrecer? Um grande amigo é o pimentão verde.
Isto porque ele proporciona uma sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer outros alimentos, e também tem pouquíssimas calorias.
Pimentão verde ajuda no emagrecimento
Seu sabor é um pouco mais azedinho que os demais, além de ser uma espécie mais barata, por conta de ter menos investimento em sua produção.
Pimentão vermelho:
Tem muitos antioxidantes como o betacaroteno, que combatem o câncer de próstata.
Pimentões vermelhos são ricos em licopeno
O mais indicado para a prevenção deste tipo de câncer, é aqueles alimentos que são ricos em licopeno. Essa substância traz uma cor avermelhada a vários alimentos, como o pimentão vermelho, quando este antioxidante é absorvido pelo organismo, ele impede os danos que são causados pelos radicais livres, impedindo o crescimento das células cancerígenas.
Pimentão amarelo:
Reduz as chances de anemia.
Isso mesmo, o pimentão amarelo tem muita vitamina C, este nutriente ajuda na absorção de ferro pelo organismo.
Pimentões amarelos possuem vitamina C
Apenas um pimentão amarelo tem a quantidade necessária que devemos consumir no dia de vitamina C, o que reduz consideravelmente os riscos de pegar anemia.
Cheiro verde:
Como o próprio nome já diz, ele tem um cheiro muito bom e cor verde, esta erva aromática faz parte da família da cebolinha, uma folha comprida e verde escura, quando feitas juntas, formam a melhor dupla na cozinha.
O cheiro verde é um excelente tempero
O uso diário de cheiro verde nos pratos, traz uma boa nutrição e a queratina contida nesta erva aromática, evita problemas de saúde, como: AVC, derrames, diabetes, e doenças cardíacas.
3 – Proteína que ajuda na nutrição do corpo
Uma das proteínas mais conhecidas é o ovo, ele é considerado o alimento mais nutritivo do mundo. Quando falamos sobre IDR ( quantidade diária recomendada), o ovo se sobressai dos outros alimentos, isto porque ele tem:
Muitos nutrientes estão contidos nos ovos
Vitamina A ( 6% de IDR)
Vitamina B5 ( 7% de IDR)
Vitamina B12 ( 9% de IDR)
Vitamina B2 ( 15% de IDR)
Ácido fólico ( 5% de IDR)
Fósforo ( 9% de IDR)
Selênio (22% de IDR)
E também é rico em:
Vitamina D
Vitamina E
Vitamina K
Vitamina B6
Cálcio e Zinco
Dentre todos estes nutrientes que estão presentes no ovo, também estão contidos os aminoácidos essenciais que devemos ingerir.
O consumo diário de ovo também melhora a qualidade do colesterol LDL, que é chamado de “colesterol mau”.
Este alimento é fácil de encontrar, tem custo acessível e prático para consumir.
Seja frito, cozido, assado, mexido, em receitas como: bolos, tortas, empadas, bolinhos, panquecas, crepiocas e omeletes.
Receita com ovos
Informações nutricionais de cada ovo:
Ovo de galinha ( médio-grande)
Ambas as cores
Valores aproximados
1 unidade
Calorias: 75
Proteínas: 7 gramas
Lípideos: 5 gramas
Carboidratos: 1 grama
Ovos de codorna
Valores aproximados
1 unidade
Calorias: 20
Proteínas: 2 gramas
Lípideos: 1,5 gramas
Carboidratos: 0 gramas
Ovo de pata
Valores aproximados
1 unidade
Calorias: 110
Proteínas: 8 gramas
Lípideos: 7,5 gramas
Carboidratos: 1 grama
Uma excelente dica é cozinhar dois ou três ovos e levar para seu trabalho, como um lanchinho para quando sentir fome, substituindo as bolachas recheadas e barrinhas, uma opção super saudável e gostosa.
Comece pequeno: pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença, pode ser algo tão simples como ter um a menos açúcar no chá, ou trocando a tarde um biscoito por um pedaço de fruta.
Diminuir o açúcar no chá
Dá tempo para isso: você não verá mudanças da noite para o dia. Pode demorar tempo para alguns benefícios, como perda significativa de peso, mas você logo notará um aumento de energia e bom sono.
Para melhores resultados e uma boa nutrição, é importante incluir uma rotina de exercícios físicos que você mais gosta, fazer check-anuais com médicos, e procurar um acompanhamento com o(a) nutricionista.
Consulte uma nutricionista
Em nosso Facebook e Instagram, você encontra muitos alimentos que te ajudam a ter uma boa nutrição e várias dicas de valor.