Toda semana uma matéria nova!
O melhor para sua saúde você encontra aqui no nosso blog! Você compra
o melhor, recebe conteúdos atuais e já pode colocar em prática.
Então seu médico disse que é hora de reduzir o sal. Não entre em pânico! Você não está destinado a uma vida inteira de alimentos insossos. Há todo um mundo saboroso de sabores sem sal por aí e estamos aqui para ajudá-lo a começar com este guia de temperos sem sal.
Acredite, você não é o único a procurar o saleiro com muita frequência. Na verdade, a população brasileira come muito sal. O consumo diário de sal recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 5g de sal por dia. No Brasil, essa média é de 12 gramas per capita ao dia.
Por que isso é um problema? O consumo excessivo de sal pode levar à hipertensão e a hipertensão aumenta o risco de doenças cardíacas e derrames. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), se o consumo de sal, no Brasil, acompanhasse os padrões recomendados pela OMS, haveria uma diminuição de 15% nos óbitos por Acidente Vascular Cerebral e redução de 10% dos óbitos por infarto. Além disso, 1,5 milhão de pessoas ficariam livres de medicação para hipertensão e a expectativa de vida de indivíduos hipertensos aumentaria mais quatro anos.
As boas notícias? Mudar o estilo de vida – como mudar para uma dieta baseada em vegetais e cozinhar com temperos sem sal – pode fazer uma grande diferença na sua pressão arterial e na sua saúde. Na verdade, reduzir o consumo de sal reduz a pressão arterial em semanas.
E embora isso seja ótimo, a parte difícil não é entender o porquê muito sal não é o ideal. O desafio é aprender a viver sem sal.
Como reduzir o sal?
Uma vez que 75% da nossa ingestão de sal vem de alimentos embalados e refeições em restaurantes. Desse modo, uma das melhores maneiras de reduzir o sal é começar a cozinhar refeições frescas em casa e familiarizar-se com todos os temperos sem sal que provavelmente já estão presentes em sua despensa.
Então, fazer uma dieta com baixo teor de sódio significa que você não terá refeições leves pelo resto da vida? Dificilmente! Cozinhar sem sal, na verdade, abre um novo mundo de possibilidades, apresentando-lhe novos temperos e especiarias que você pode ter esquecido por muito tempo. Sério, existem tantas maneiras deliciosas de temperar sua comida sem sal que você vai esquecer o saleiro em algum momento.
5 dicas de como temperar sem sal
Especiarias terrosas e doces como cardamomo, pimenta da Jamaica, canela, cravo, noz-moscada. Essas podem ser ótimas para vegetais assados, especialmente para temperar raízes de vegetais como cenoura, beterraba, nabo e batata.
Quer um sabor defumado e amadeirado? Adicione uma pitada de páprica defumada. Também dá aos pratos uma bela pitada de cor.
Esperando dar um giro saboroso ao seu prato? Tempere com orégano seco, manjerona, coentro, louro, alecrim, tomilho, cominho. Dicas profissionais: adicione uma folha de louro à sua próxima panela de feijão para transformar o arroz com feijão em prato delicioso.
Adicione calor a qualquer prato com pimenta caiena picante, flocos de pimenta vermelha, pimenta em pó ou mostarda seca.
Cebolinha
Coentro
Salsa
Manjericão
Hortelã
Pimenta de limão – aumente a receita de vegetais assados com pimenta de limão e você obterá vegetais deliciosos. A pimenta limão também é grande em cremosos pratos de massas veganas.
Familiarizar-se com temperos internacionais sem sal evitará que você fique entediado em sua cozinha na ausência de sal. Sendo assim, seguem algumas referências de cozinhas étnicas para que você possa descobrir outras possibilidades de temperos:
Comida italiana – se você não tiver tempero italiano à mão, faça o seu próprio com uma mistura de tempero sem sal de orégano, manjericão, manjerona, estragão e salsa. Funcho, alcachofras, pinhões e azeitonas darão a um prato um perfil de sabor de inspiração italiana (embora tenha cuidado com o teor de sódio para azeitonas e alcachofras em lata).
Comida mediterrânea – Adicione alecrim, tomilho, folhas de louro, cebola roxa e limão para realçar os sabores do Mediterrâneo.
Comida mexicana – você pode realmente dar vida a um prato mexicano cozinhando com ingredientes com baixo teor de sódio, como pimentão, coentro, sementes de coentro, cominho, alho, limão, cebola e orégano.
Comida indiana – embora a comida indiana possa ser sua opção favorita para levar, se você está tentando limitar a ingestão de sal, cozinhá-la em casa pode ser sua melhor aposta. Felizmente, há todo um mundo delicioso de especiarias que tornam a culinária indiana divertida! Experimente cozinhar com anis, pimenta-do-reino, cardamomo, ciltrano, canela, cravo, coentro, cominho, curry em pó sem sal, alho, hortelã, sementes de mostarda, noz-moscada, pimenta vermelha, açafrão, sementes de gergelim e açafrão.
Cozinha Francesa – Sim, a cozinha francesa pode ser baseada em vegetais e sem sal. Familiarize-se com folhas de louro, pimenta-do-reino, cerefólio, cebolinha, ervas finas, alho, pimenta verde e rosa, manjerona, noz-moscada, cebola, salsa, alecrim, chalota, estragão e tomilho.
Use alho e cebola frescos sobre as versões granuladas para dar um sabor fresco à sua refeição.
Adicione frutas cítricas como lima e limão para dar um toque especial à sua refeição. Funciona muito bem em qualquer coisa, desde sopas a molhos para salada e massas.
Cozinhe com aipo! A verdade é que seu corpo precisa de um pouco de sódio; é um eletrólito e ajuda a regular o equilíbrio dos fluidos e evita que fiquemos desidratados. Mas isso não significa que você precisa pegar o saleiro! Você pode obter todo o sódio de que precisa a partir de alimentos vegetais integrais, ricos em nutrientes. O aipo e a beterraba, por exemplo, são formas naturais deliciosas e versáteis de obter o sódio.