Toda semana uma matéria nova!
O melhor para sua saúde você encontra aqui no nosso blog! Você compra
o melhor, recebe conteúdos atuais e já pode colocar em prática.
Vamos encarar a verdade, nossas preferências alimentares são muito mais baseadas no sabor do que na nutrição, e é por esse motivo que as frutas são alimentos tão bons: eles unem ambas as coisas.
As frutas têm um sabor doce e interessante. Têm uma textura agradável, crocante como maçã, macia como um pêssego e suculenta como uma laranja. E a maioria das frutas são surpreendentemente nutritivas. Embora não sejam tão densas em nutrientes quanto os vegetais, as frutas são uma fonte importante de vitaminas, minerais e enzimas.
Algumas frutas são mais nutritivas do que outras, mas com as frutas, assim como com os vegetais e grãos, o segredo é a variedade. Nutrientes que faltam em uma fruta, outra pode fornecer. A frutose é o principal açúcar na maioria das frutas, embora a sacarose seja o principal açúcar em outras, como laranja, melão e pêssego. A frutose é absorvida lentamente pela corrente sanguínea, desse modo, a fruta fornece energia sem acionar os altos e baixos do ciclo da insulina.
Comer uma dieta rica em frutas pode reduzir o risco de uma pessoa desenvolver doenças cardíacas, câncer, inflamação e diabetes. Frutas cítricas podem ser especialmente poderosas na prevenção de doenças.
Dito isso, que tal conhecermos os benefícios de algumas frutas?
Maçã: As maçãs são nutritivas, convenientes e estão sempre disponíveis. A maçã obtém uma nota dez em teor de fibra, pois contém uma grande quantidade de fibra solúvel, a pectina, que ajuda a baixar o colesterol. Ela também contém alguns flavonoides que combatem o câncer. Comer uma maçã inteira é mais nutritivo do que beber suco de maçã, pois as fibras, as vitaminas e os minerais podem ser processados a partir dos sucos. Quando a polpa de uma maçã fica marrom, isso significa que alguns dos nutrientes se oxidaram e se perderam. Portanto, para obter o melhor que qualquer fruta tem a oferecer, coma-a fresca. Indica-se comer uma maçã por dia para a manutenção de uma boa saúde.
Abacate: O abacate é uma fruta que apresenta uma grande quantidade de nutrientes. Uma porção de 30 ml é naturalmente livre de sódio e colesterol. Eles também contêm cerca de 20 vitaminas, minerais e compostos vegetais benéficos – como vitaminas B, vitamina A, vitamina E, potássio, folato e fibras – tornando o abacate uma opção rica em nutrientes para sua dieta. Notavelmente, o abacate fornece dois nutrientes importantes que faltam na dieta da maioria dos brasileiros: potássio e fibra. O potássio dietético pode ajudar a reduzir a pressão arterial, atenuando os efeitos adversos do sódio, e a fibra alimentar pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes tipo 2, além de ajudar a proporcionar uma sensação de saciedade. Os abacates amadurecem após a colheita. Assim sendo, compre o abacate quando ele não estiver maduro, o que significa que é firme, mas não duro – apertar suavemente não deixa amassados. Guarde os abacates em temperatura ambiente por três ou quatro dias até que estejam macios o suficiente para amolgar ao apertar. Para acelerar o amadurecimento, coloque os abacates em um saco de papel e guarde em temperatura ambiente até que estejam prontos para comer (três a cinco dias). Incluir uma maçã na sacola acelera ainda mais o processo.
Banana: Bananas podem ser amassadas facilmente para comida de bebê e fazem uma vitamina perfeita. Elas contêm muito potássio, portanto, comer uma banana diariamente é útil para pessoas que tomam certos medicamentos, como diuréticos, que podem esgotar o potássio do corpo.
Amoras: Superficialmente, as amoras não parecem conter nenhum nutriente especial. No entanto, estudos recentes mostraram que elas contêm substâncias saudáveis na casca, um fito antioxidante que combate o câncer, chamado antocianina.
Uvas: A casca das uvas vermelhas e roxas contém pigmentos antocianina que combatem o câncer, semelhantes aos das amoras e mirtilos. Uvas verdes sem sementes não são exatamente destaques nutricionais, mas as crianças adoram beliscá-las, especialmente em dias quentes. Eles são uma alternativa popular para refrigerantes ou doces.
Goiaba: As goiabas têm alta classificação entre as frutas em termos de fibra e vitamina E.
Kiwi: Kiwi é uma ótima fonte de vitamina C. Experimente cortá-lo ao meio e comê-lo fora da casca com uma colher.
Limão: Limões são uma fonte moderadamente boa de vitamina C. O suco de limão dá sabor aos pratos, o que pode ser útil se você estiver reduzindo o sal. O limão atua como um antioxidante para evitar que as frutas cortadas se oxidem rapidamente (tornando-se marrons). Salpique suco de limão nas fatias de maçã e nas metades do abacate para preservar seu frescor.
Manga: As mangas são ricas em fibras, ricas em betacaroteno (semelhante aos damascos e melão), ricas em vitamina C – mas muito mais calóricas do que porções iguais de frutas semelhantes, como melão e mamão.
Laranja: As laranjas são conhecidas por seu conteúdo de vitamina C, mas também são uma boa fonte de ácido fólico e fibras. Eles ainda contêm algum cálcio. A membrana branca sob a casca da laranja contém mais vitamina C do que a polpa e muita fibra de pectina. Ao descascar a laranja, experimente deixar a casca branca interna e coma-a com a polpa (caso não se importe com o sabor levemente amargo).
Mamão: Rica em cálcio, ácido fólico, vitamina C, fibra e carotenoides, esta fruta quase perfeita.
Pêssego: Os melhores pêssegos são amadurecidos nas árvores e, portanto, cultivados localmente. Eles contêm alguns carotenoides e um pouquinho de vitamina C.
Pera: Um alto teor de sorbitol, mais fibra extra, torna as peras ideais para pessoas que sofrem de prisão de ventre. A maior parte da vitamina C das peras está concentrada na pele, assim como parte da fibra, portanto, as peras descascadas e enlatadas são menos nutritivas do que as frescas.
Abacaxi: É a fruta mais rica em nutrientes essenciais, manganês, e que tem enzimas digestivas, assim como o mamão.
Ameixa: As ameixas contêm um pouco de carotenoides e alguma vitamina C. Existem muitas variedades para escolher. As ameixas contêm pelo menos algumas das muitas vitaminas e minerais importantes. Em comparação com outras frutas, as ameixas são especialmente ricas em fibras (metade delas do tipo solúvel), proteínas, potássio, vitamina A, vitamina E, cálcio e ferro. Eles contêm um toque de zinco e niacina, e algumas ameixas contêm até um pouco de betacaroteno. As ameixas são conhecidas por sua capacidade de mover o intestino, graças ao alto teor de fibras e às grandes quantidades do açúcar que solta as fezes, o sorbitol.
Framboesas: De todas as frutas, as framboesas são as que concentram mais fibras em menos calorias. Eles também são mais ricos em ácido fólico e zinco do que a maioria das frutas. Vale lembrar que é difícil lavar bem as framboesas, o que torna os pesticidas uma preocupação. Portanto, é necessária uma seleção cuidadosa dessa fruta.
Morangos: Os morangos têm duas reivindicações nutricionais para a fama: eles são mais ricos em vitamina C por caloria do que qualquer outra fruta e são ricos em fibras. Como as framboesas, os morangos perdem pontos por causa da questão dos pesticidas. Você não os descasca e, por causa de sua textura áspera, são difíceis de limpar.
Tangerina: Este membro da família da laranja contém muito menos vitamina C, folato e fibras do que uma laranja, mas mais vitamina A e carotenoides.
Melancia: A melancia é a principal fonte de frutas do licopeno, antioxidante carotenoide.
As frutas vêm em todas as formas e tamanhos. Frutas diferentes têm benefícios diferentes para a saúde. Para obter os melhores resultados, adicione uma variedade de frutas à dieta.
Ao comer frutas, uma pessoa está fornecendo ao corpo vitaminas, antioxidantes e fibras dietéticas essenciais. Isso pode ter benefícios significativos para a saúde do coração, digestão, controle de peso e saúde da pele.
As pessoas podem desfrutar de uma grande variedade de frutas para melhorar sua saúde e diminuir o risco de inflamação, doenças cardíacas, câncer, obesidade e diabetes.