Toda semana uma matéria nova!
O melhor para sua saúde você encontra aqui no nosso blog! Você compra
o melhor, recebe conteúdos atuais e já pode colocar em prática.
Seja qual for o motivo, há algo sobre a alimentação de safra que parece natural e instintiva – a maioria das pessoas concordaria, por exemplo, que sopas reconfortantes com vegetais combinam melhor com o inverno do que morangos e sorvete, certo?
Isto porque cada estação do ano é exatamente como o humor da nossa Mãe Natureza, às vezes quente, às vezes frio e às vezes morno. Ela traz alimentos diferentes, dependendo das questões climáticas. Nosso corpo também responde de acordo com a mudança das estações e requer alimentos e nutrientes diferentes. As frutas e vegetais da estação têm todas as vitaminas e nutrientes que nosso corpo precisa naquela estação específica.
Caqui na safra
Sincronizar nossas dietas com as estações do ano definitivamente não é um conceito novo. Nossos ancestrais simplesmente não tinham escolha! Eles obtinham seu alimento através da caça, coleta, cultivo e alguma preservação. Tudo isso dependia do que estava disponível no momento.
Com os avanços modernos em tecnologia e globalização, as coisas obviamente agora são totalmente diferentes. Nossos métodos de obtenção (assim como os próprios alimentos) foram criados para conveniência, eficiência e variedade – independentemente das estações.
Muitas pessoas notaram alguns problemas com isso, bem como alguns benefícios de se manter mais alinhado com o fluxo natural da produção e comer no período de safra. A alimentação de safra nestas épocas, consiste simplesmente em comer as frutas e vegetais disponíveis e locais durante determinado período do ano.
Cliente escolhendo suas frutas
Exploraremos benefícios e dicas sobre a alimentação de safra, abaixo:
*As frutas da estação são acessíveis, já que a maior oferta do produto baixa o custo final;
*É ecologicamente correto, uma vez que o solo necessita de descanso e rodízio entre safras;
*Por serem cultivados em condições climáticas adequadas, sem nenhum influenciador artificial, são super saborosos e saudáveis;
*Os vegetais e frutas da estação têm cor e sabor naturais próprios, pois são mais frescos e mais saborosos e perfeitamente maduros.
*Quando você compra frutas da estação, sabe que o nível de nutrição é alto e fresco.
Abacaxi ajuda na hidratação
Verão: Durante o verão, devido ao calor do sol, perdemos o apetite. E nosso corpo transpira muito para manter a temperatura. Portanto, existe um grande risco de desidratação corporal. Desse modo, durante o verão, tudo o que precisamos fazer é manter nosso corpo hidratado. As frutas e verduras da safra têm um efeito refrescante e podem ser utilizadas em saladas e sucos, por exemplo.
Frutas: abacate, abacaxi, ameixa, banana-prata, banana-maçã, banana-nanica, caqui, carambola, coco verde, damasco, figo, framboesa, fruta do conde, goiaba, graviola, jaca, kiwi, laranja-pera, limão, lichia, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêra, pêssego, romã, tangerina, seriguela e uva.
Verduras: acelga, alface, alho-poró, almeirão, cebolinha, coentro, endívia, escarola, erva-doce, folha de uva, hortelã, orégano, folha de uva, rúcula, salsa e salsão.
Legumes: abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, cenoura, cogumelo, gengibre, hortelã, inhame, jiló, milho-verde, nabo, palmito, pepino, pimentão, quiabo, repolho, tomate e vagem.
Batata de diversas espécies
Outono: Durante essa estação, a temperatura começa a baixar, nosso corpo se torna vulnerável a doenças e infecções. Portanto, nossa saúde cobra um preço. As frutas e vegetais durante esta temporada nos mantêm livres de infecções. Opte por alimentos ácidos e picantes, pois esses tendem a estimular o intestino, aquecer o corpo e melhorar o fluxo sanguíneo.
Frutas: abacate, abacaxi, ameixa, banana-maçã, banana-nanica, caqui, cidra, coco verde, figo, fruta do conde, goiaba, jaca, kiwi, laranja-lima, limão, maçã, mamão, marmelo, mexerica, pêra, uva, pêssego, seriguela, uva e tangerina.
Verduras: acelga, alface, alho-poró, almeirão, brócolis, coentro, endívia, erva-doce, escarola, louro, nabo, repolho, rúcula e salsa.
Legumes: abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, ervilha, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, palmito, quiabo, rabanete e tomate.
Couve flor e brócolis
Inverno: Em comparação com a temperatura do nosso corpo, a temperatura externa cai no inverno e nosso poder de imunidade fica baixo. Então, facilmente pegamos um resfriado e tossimos. Portanto, durante esta temporada, construir imunidade é muito importante. As frutas e vegetais de inverno nos ajudam a construir imunidade e a nos mantermos saudáveis. Evite ao máximo alimentos crus e gelados para não ter um gasto excessivo de energia. Lembre-se que o corpo precisa conservar calor.
Frutas: abacaxi, banana-nanica, caju, carambola, jabuticaba, kiwi, laranja-lima, lima, maçã, mamão, marmelo, mexerica, morango, nêspera, tamarindo e tangerina;
Verduras: agrião, alho-poró, almeirão, brócolis, chicória, coentro, couve, couve-flor, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda, orégano, rúcula e salsão;
Legumes: abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, cará, cenoura, cogumelo, ervilha, fava, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde, palmito, pepino e rabanete.
Laranja baia
Primavera: Neste período é indicado o consumo de alimentos de fácil digestão, já que o tempo mais seco e quente exige mais energia do nosso organismo. Para manter a alimentação mais leve, escolha sempre verduras cozidas a vapor. Por conta das temperaturas mais elevadas, é importante manter o corpo bem hidratado. Uma boa opção para esta estação são as vitaminas de frutas que são fontes de cálcio, fibras e minerais.
Frutas: abacaxi, ameixa, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, damasco, graviola, jabuticaba, laranja-lima, laranja-pêra, lima, maçã, mamão, mexerica, nêspera, pêssego, romã, tamarindo e tangerina;
Verduras: alho-poró, almeirão, brócolis, cebolinha, chicória, coentro, couve, couve-flor, erva-doce, espinafre, louro, mostarda, orégano, salsa e salsão;
Legumes: abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargos, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, cogumelo, ervilha, fava, inhame, maxixe, nabo, pepino, pimentão, rabanete, tomate, tomate-caqui e vagem.
Alimentação com verduras e legumes
Uma alimentação de safra permite-nos experimentar todas as características autênticas das frutas e vegetais, inclusive os desvios. Isso nos permite apreciar a realidade de nossa comida e reconhecer que é um presente da terra e não uma réplica de uma linha de produção.
O melhor conselho que podemos dar aos compradores de safra novatos é manter a mente aberta para o estado natural dos produtos, com defeitos e tudo! Os melhores produtos de safra serão cultivados localmente e orgânicos e, portanto, se assemelham a todas as criações da natureza: imperfeitos e deliciosamente únicos.
Hematomas leves, inchaços, corpos assimétricos são normais. Não deixe que essas características o detenham. Pelo contrário, considere isso um sinal encorajador de que a integridade do produto foi mantida em vez de comprometida em favor da falsa perfeição.
Café da manhã rico em nutrientes
Frutas e vegetais de safra não são necessários apenas nutricionalmente, mas também são importantes por seus sabores e textura. Coma com sensatez, coma o que está na estação, não fora da estação!
Acompanhe nosso Instagram eFacebook, para saber mais sobre a alimentação de safra, que inclui frutas, verduras e legumes, que sempre estão presentes na alimentação saudável.