Toda semana uma matéria nova!
O melhor para sua saúde você encontra aqui no nosso blog! Você compra
o melhor, recebe conteúdos atuais e já pode colocar em prática.
O exercício físico, é primordial para iniciar um novo ano, muitas pessoas olham para trás e veem o projeto fitness adiado mais uma vez. Aí bate aquela frustração, seja por preguiça ou a famosa “falta de tempo”, desculpas vazias que no fundo demonstram a falta de cuidado com a saúde, que acaba ficando de lado mais uma vez.
Para que você consiga iniciar 2021 de forma saudável, o caminho é tirar hábitos ruins e trocar por bons. Uma decisão que depende 100% de você, sabemos que com saúde tudo fica mais fácil, até mesmo enfrentar a temida COVID-19
Menina correndo
Decida e comece
Para ser regular, é necessário começar. Todo dia, todo dia, é igual escovar os dentes, depois de certo período, seu corpo acostuma e para de reclamar. Na maior parte do tempo você vai estar desmotivado e cansado, o exercício físico entra como um gás, ele te ajuda a recuperar as energias de forma rápida e saudável.
Uma dica de valor é começar em casa, um alongamento, corrida estática, 10 polichinelos, ou coisas parecidas, por 5, 10 minutos, já são ótimos para quem está sem fazer nada.Claro, dependendo da idade e das limitações físicas, recomendamos que busque um auxílio profissional, mesmo que digital. Com a pandemia, muitos profissionais passaram a atender online, mas nada impede de começar devagar, no seu tempo.
Outra ideia bacana é baixar aplicativos focados em fitness, basta digitar na loja do google play, “fitness” e vão aparecer inúmeras opções totalmente de graça.
Aí então, depois de alguns dias, os exercícios físicos serão algo normal no seu cotidiano. Se quiser, pode acrescentar uma caminhada ou corrida de rua, de até 30 minutos, fortalece e auxilia na perda de peso também.
Alongamento em casa
Não precisa acelerar. Basta ser constante.
Principalmente se você estava na turma do sedentarismo, ou seja, com exercício zero e começou agora. Seu corpo precisa se adaptar à nova rotina. Como já citado acima, se preferir peça uma orientação profissional, para evitar problemas com postura, articulações e coluna.
Lembre sempre de seguir firme, não precisa fazer mais do que o ideal. Muitos querem ter resultados rápidos e acabam causando o efeito contrário. Tudo em excesso faz mal, da comida ao exercício físico. O que importa é a qualidade e não a duração do mesmo. Elimine a procrastinação e a preguiça da sua vida, com uma rotina diária e organizada, diária.
Querer ultrapassar os limites do próprio corpo, além do risco, pode ser desanimador.
Imagine a seguinte cena:
A pessoa começa a fazer 10 minutos por dia. No terceiro dia passa para 20, 30, 40, em 1 semana está fazendo 3 horas, com bicicleta, corrida, yôga, zumba, e no 12º dia, o corpo estará tão cansado que não conseguirá se levantar da cama. Fazendo todo aquele esforço inicial ser desperdiçado.
Aí a pessoa se frustra, desiste e fica com aversão a prática esportiva. Totalmente o inverso do objetivo aqui, que é qualidade de vida e bem-estar.
Então, sugerimos que faça aos poucos e todos os dias, sem colocar pressão em si mesmo. Se o foco for o longo prazo, ficará mais fácil seguir e conquistar saúde com resultados satisfatórios.
Correndo na rua
Sozinho ou com apoio profissional?
Você pode começar em casa, principalmente agora na pandemia, é bem mais seguro, porém, respeite seus limites.
Ao iniciar na academia, muitas pessoas querem seguir um exemplo de quem está há meses ali, como é pago, se tem ideia de que o muito vai acelerar o processo, e não é bem por aí, existe uma alimentação a ser mudada, um progresso acompanhado pelo treinador e até exames que são solicitados antes do treino começar para checar se a pessoa está apta.
Inicie com seus polichinelos por aí mesmo, no conforto da sua casa, depois procure um profissional para te auxiliar a avançar.
Apoio profissional na corrida.
Ir para rua.
Praticar exercícios faz com que sintamos uma sensação maior de prazer, imagina então,admirar o pôr do sol em uma boa caminhada, seja na natureza ou nas calçadas de uma cidade grande, fará um bem incrível para seu corpo, testa aí.
Corrida ao ar livre
Quando procurar a academia?
Apenas quando se sentir preparado, sabendo que conseguirá estar lá nos dias certos e conhecendo a modalidade que quer provar, apenas assim você se sentirá seguro o suficiente para esse momento, de horas de suor e força em um local fechado. Mas lembre-se, nada de fazer sem a ajuda de um educador físico, você pode se machucar ou lesionar algum membro, faça tudo de forma consciente.
Exercício na academia
A alimentação está diretamente ligada ao exercício físico.
Não adianta praticar exercício físico e comer um monte de alimento industrial, fora de hora e abusar da cerveja no churrasco de domingo. Tudo em excesso faz mal e você sabe bem disso. Mas nunca é demais reforçar.
Ao começar uma prática recorrente de exercícios físico, a alimentação passa a ser a melhor aliada, ela dá energia ao treino e garante saciedade durante o tempo de inércia. Nosso corpo é tão inteligente, que ele mesmo pede para irmos ao banheiro ou para repormos as vitaminas, liberando a “grelina”, o hormônio da fome.
Se você é saudável e não possui restrição alimentar, começar do zero comendo de tudo, pode ser um bom caminho. Já falamos em outro artigo do blog, inclusive mostramos a pirâmide alimentar, para você entender como se dá uma alimentação completa.
Agora, se você quer perder alguns quilinhos, vale a pena ler a matéria perda de peso consciente, perfeita para os iniciantes de academia, que buscam fazer tudo de forma certa e equilibrada.
Não esquece que todos os dias estamos presentes no Instagram e Facebook, com dicas frescas e prática, direto da nossa fazenda, para sua vida. Siga-nos para aprender mais!