Toda semana uma matéria nova!
O melhor para sua saúde você encontra aqui no nosso blog! Você compra
o melhor, recebe conteúdos atuais e já pode colocar em prática.
Alimentação saudável
significa consumir uma variedade de alimentos, que devem conter os nutrientes essenciais para saúde humana: Proteínas, carboidratos, água, gorduras, minerais e vitaminas. Todos esses, sem exceção de nenhum, devem estar presentes no dia a dia de todos, obviamente, que cada um com uma quantidade certa, sem exageros e nem restrições.
Para ser considerada benéfica, uma refeição precisa dos macronutrientes e micronutrientes.
Macronutrientes, que são os maiores responsáveis pelo funcionamento do nosso corpo, portanto, devem ser consumidos em maior quantidade. Eles são caracterizados pelas calorias que ajudam a dar energia a pessoa, sendo elas:
Sendo facilmente absorvidos pelo organismo, são formados por moléculas de carbono, oxigênio e hidrogênio. Possuindo dois papéis muito importantes, energia e a integração de alguns tipos de células, eles estão presentes no mel, açúcar, arroz, batata-doce e outros.
E segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), esse nutriente deve ser consumido cerca de 55% a 75% nas suas calorias diárias.
Elas fazem parte dos lipídios, sendo uma fonte secundária de energia, e devem estar presentes em pequenas quantidades na dieta.
Elas estão divididas em 3 partes, saturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas, que ficam dessa forma por conta de algumas diferenças químicas. Estão presentes principalmente nos açúcares e óleos, devem ser consumidas em menores quantidades diárias, sendo apenas 30%.
São consideradas macromoléculas, formadas por conjuntos de aminoácidos. Seu papel é de extrema importância, sendo na formação e construção dos órgãos e tecidos. Elas são compostas por: Carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio.
E divida em dois grupos, dinâmicas e estruturais. São encontradas principalmente em alimentos de origem animal, por exemplo nos ovos, carnes, leites e outros.
Micronutrientes, possuindo duas divisões, vitaminas e minerais, a primeira sendo necessária para a produção de energia e a segunda para a saúde óssea, balanço hídrico e crescimento.
Não confunda saudável com restritivo.
Uma alimentação restritiva só pode ser feita se acompanhada por uma nutricionista, deve-se optar por ela quando seu corpo exige, podendo ser por obesidade, falta de peso, querer ganho de massa muscular ou ter algum problema de saúde.
Já a Vida saudável, é simplesmente comer de tudo mas com consciência e cuidado, sem exageros e não deixando faltar nenhum nutriente.
Exemplos de dietas que devem manter distância.
Pelo mundo existem muitas dietas malucas, que vem de pessoas sem conhecimento nutricional, por exemplo:
São algumas que não podem estar presentes na vida de ninguém , por isso, fique longe e em caso de dúvidas procure sua nutri.
Por onde começar.
Conheça a pirâmide alimentar brasileira, nela você encontra tudo que é necessário, seguindo todas essas regras se torna ainda mais fácil, afinal, ela foi feita por uma grande nutricionista nos anos de 1999, Sonia Tucunduva Philippi.
E vale lembrar: Quanto mais acima o alimento estiver, mais ele deve ser evitado.
Dicas importantes:
Para mais informações siga-nos, em nossas redes: https:https://www.instagram.com/sacolao.farm/ e https://www.facebook.com