Toda semana uma matéria nova!
O melhor para sua saúde você encontra aqui no nosso blog! Você compra
o melhor, recebe conteúdos atuais e já pode colocar em prática.
Preparo fácil de alimentos
A qualidade dos vegetais congelados depende da qualidade dos produtos frescos e de como são manuseados desde o momento em que são colhidos até que estejam prontos para comer. Portanto, é importante, também, começar o processo de congelamento de alimentos, com vegetais de alta qualidade porque o congelamento de alimentos não melhora a qualidade do produto, só os conserva.
Legumes frescos e selecionados
O congelamento de alimentos é uma excelente forma de conservar os vegetais frescos em casa. Congelar não esteriliza a comida; no entanto, o frio extremo retarda o crescimento de microrganismos, assim como retarda as mudanças que afetam a qualidade ou causam deterioração dos alimentos.
Legumes separados em potes
Temos dicas e orientações fáceis e essenciais:
Preparando os vegetais
Para que os vegetais continuem com sabor e textura máximos na hora do congelamento de alimentos, sempre que possível, faça esse processo dentro de poucas horas após a compra, para que se conserve a melhor qualidade do alimento. Lave bem os vegetais em água fria, levantando-os da água enquanto a areia se deposita no fundo do recipiente de lavagem.
Lavar os legumes é um processo muito importante para a higienização.
Seleção de recipientes para freezer
Recipientes adequados para congelar vegetais incluem potes plásticos para freezer, sacos flexíveis para freezer, caixas de papelão protetoras ou potes de vidro para conservas. Alimentos embalados em potes de boca larga são mais fáceis de remover do que aqueles acondicionados em frascos de boca estreita.
Tipos de potes para congelamento de alimentos
Opções para cozimento dos vegetais:
Branqueamento de água:
Para verduras e legumes, você deixará o ingrediente na água fervente por 3 a 5 minutos de acordo com o tamanho e rigidez do alimento, irá retirá-lo e o jogará diretamente em água bem gelada para resfriar por 1 a 2 minutos – se necessário, água com gelo.
Resfriando os alimentos para o congelamento
Branqueamento a vapor: Recomenda-se aquecimento a vapor para alguns vegetais. Para brócolis, abóbora, doce, batatas e abóboras de inverno, tanto o escaldamento em água fervente quanto o cozimento a vapor, são métodos satisfatórios. O branqueamento a vapor leva cerca de 1/2 vezes mais do que o branqueamento com água.
Processo de branqueamento a vapor
Opções de embalamentos:
Empacotamento seco – Coloque os vegetais escaldados e escorridos em sacos de congelamento do tamanho de uma refeição. Embale bem para reduzir a quantidade de ar na embalagem. Deixe um espaço livre de 1 centímetro na parte superior dos recipientes e feche com segurança. Para sacos de congelamento de alimentos, deixe até três centímetros da parte superior, gire e dobre a parte superior da bolsa. Em seguida, amarre com um torcedor ou elástico a cerca de 2 centímetros da comida. Isso permitirá espaço para que o alimento possa se expandir.
Legumes congelados sendo usados para fazer receitas
Empacotamento de bandeja – Coloque os vegetais resfriados e bem drenados em uma única camada em bandejas ou panelas rasas. Após isso, coloque no freezer até ficar firme, então remova e encha rapidamente os sacos ou recipientes. Feche e congele imediatamente. Alimentos embalados em bandeja permitem um congelamento uniforme e não a formação de um bloco congelado.
Alimentos congelados individualmente mantendo seus nutrientes.
Etiquete os pacotes com o nome do produto e a data de congelamento.
Congele imediatamente a -17 °C ou menos. A velocidade de congelamento é importante para a melhor qualidade dos vegetais.
Os alimentos congelados separados são fácies para identificação
Agora é congelar os alimentos para durarem mais durante a semana!
Para mais dicas como essas, acompanhe nossas redes sociais, lá você encontra ainda mais conteúdos sobre o congelamento de alimentos.