Toda semana uma matéria nova!
O melhor para sua saúde você encontra aqui no nosso blog! Você compra
o melhor, recebe conteúdos atuais e já pode colocar em prática.
O Sistema imunológico é responsável por garantir a proteção do corpo. Durante a temporada de gripe ou períodos de doença, as pessoas costumam procurar alimentos especiais ou suplementos vitamínicos que aumentem a imunidade.
Vitamina C e alimentos como frutas cítricas, canja de galinha e chá com mel são exemplos populares.
No entanto, o projeto de nosso sistema imunológico é complexo e influenciado por um equilíbrio ideal de muitos fatores, não apenas a dieta, e especialmente não por um alimento ou nutriente específico.
Portanto, uma dieta balanceada composta de uma variedade de vitaminas e minerais, combinada com fatores de estilo de vida saudáveis, como sono adequado, exercícios e baixo estresse, preparam o corpo de forma mais eficaz para combater infecções e doenças.
Mulher cuidando de sua alimentação
Como qualquer força de combate, o exército do sistema imunológico marcha sobre seu estômago. Mas para que este exército se torne uma força efetiva em seu organismo, os guerreiros saudáveis do sistema imunológico precisam de uma alimentação boa e regular.
Para tanto, os cientistas há muito reconheceram que as pessoas que vivem na pobreza e estão desnutridas são mais vulneráveis a doenças infecciosas.
Por exemplo, os pesquisadores não sabem se algum fator dietético específico, como alimentos processados ou ingestão elevada de açúcar simples, afetará adversamente a função imunológica.
Infelizmente, ainda existem relativamente poucos estudos sobre os efeitos da nutrição no sistema imunológico dos humanos.
Então, o que você pode fazer para fortalecer ainda mais seu sistema imunológico?
Se você suspeita que sua dieta não está suprindo todas as suas necessidades de micronutrientes – talvez, por exemplo, você não goste de vegetais – tomar um suplemento multivitamínico e mineral diário pode trazer outros benefícios à saúde, além de quaisquer possíveis efeitos benéficos no sistema imunológico.
Tomando suplementos
Comer nutrientes suficientes como parte de uma dieta variada é necessário para a saúde e o funcionamento de todas as células, incluindo as células imunológicas.
Certos padrões alimentares podem preparar melhor o corpo para ataques microbianos e inflamação excessiva, mas é improvável que alimentos individuais ofereçam proteção especial.
Cada estágio da resposta imunológica do corpo depende da presença de muitos micronutrientes.
Segurando uma maçã
Exemplos de nutrientes que foram identificados como críticos para o crescimento e função das células imunológicas incluem vitamina C, vitamina D, zinco, selênio, ferro e proteínas (incluindo o aminoácido glutamina).
Eles são encontrados em uma variedade de alimentos vegetais e animais.
Dietas que são limitadas em variedade e com baixo teor de nutrientes, como as que consistem principalmente de alimentos ultraprocessados e carecem de alimentos minimamente processados, podem afetar negativamente um sistema imunológico saudável.
Também se acredita que uma dieta ocidental rica em açúcar refinado e carne vermelha e pobre em frutas e vegetais pode promover distúrbios em microrganismos intestinais saudáveis, resultando em inflamação crônica do intestino e imunidade suprimida associada.
Dieta pobre em nutrientes e rica em alimentos processados
O microbioma é uma metrópole interna de trilhões de microrganismos ou micróbios que vivem em nossos corpos, principalmente nos intestinos.
É uma área de pesquisa intensa e ativa, pois os cientistas estão descobrindo que o microbioma desempenha um papel fundamental na função imunológica.
Portanto, o intestino é um importante local de atividade imunológica e produção de proteínas antimicrobianas.
Desse modo, a dieta desempenha um grande papel na determinação dos tipos de micróbios que vivem em nossos intestinos.
Uma dieta rica em fibras, rica em vegetais, com muitas frutas, vegetais, grãos inteiros e legumes parece apoiar o crescimento e a manutenção de micróbios benéficos.
Dieta com alimentos saudáveis
Certos micróbios úteis quebram as fibras em ácidos graxos de cadeia curta, que comprovadamente estimulam a atividade das células imunológicas.
Essas fibras às vezes são chamadas de prebióticos porque alimentam micróbios. Portanto, uma dieta contendo alimentos probióticos e prebióticos pode ser benéfica.
Alimentos probióticos contêm bactérias úteis vivas e alimentos prebióticos contêm fibras e oligossacarídeos que alimentam e mantêm colônias saudáveis dessas bactérias.
Alimentos probióticos:
kefir, iogurte com culturas ativas vivas, vegetais fermentados, chucrute, chá de kombuchá, kimchi e missô.
Iogurte com culturas ativas vivas
Os alimentos prebióticos:
alho, cebola, alho-poró, aspargo, alcachofra de Jerusalém e bananas.
Alhos direto do sacolão farm
No entanto, uma regra mais geral é comer uma variedade de frutas, vegetais, feijão e grãos inteiros para os prebióticos dietéticos.
Uma tigela quente de canja de galinha é uma opção popular quando estamos nos sentindo mal. Há evidências científicas de que ajuda na cura?
Canja de galinha
A resposta curta é não; não há ensaios clínicos que mostrem que a canja de galinha acelera a cura mais do que outros alimentos.
Mas, ao quebrar seus ingredientes, parece um remédio que vale a pena tentar. Em primeiro lugar, a canja de galinha é leve e fácil para o estômago quando nosso apetite não está ótimo.
Em segundo lugar, fornece fluidos e eletrólitos para prevenir a desidratação, que pode ocorrer facilmente com febre.
Canja de galinha com legumes
Por último, uma receita de canja de galinha tradicional fornece vários nutrientes envolvidos no sistema imunológico: proteína e zinco do frango, vitamina A da cenoura, vitamina C do aipo e cebola e antioxidantes da cebola e ervas.
Portanto, este é um alimento saboroso e calmante para incluir quando não se sentir bem e não precisa de receita médica.
Entre em uma loja e encontrará frascos de pílulas e preparações à base de ervas que afirmam fortalecer a imunidade ou melhorar a saúde de seu sistema imunológico.
Vitaminas e ervas
Embora algumas preparações tenham sido descobertas para alterar alguns componentes da função imunológica, até o momento não há evidências de que elas realmente aumentem a imunidade a ponto de você ficar mais protegido contra infecções e doenças.
Demonstrar se uma erva – ou qualquer substância, aliás – pode aumentar a imunidade é, ainda, uma questão altamente complicada.
Os cientistas não sabem, por exemplo, se uma erva que parece aumentar os níveis de anticorpos no sangue está realmente fazendo algo benéfico para a imunidade geral.
Várias ervas que aumentam a imunidade
A deficiência de um único nutriente pode alterar a resposta imunológica do corpo.
Estudos em animais descobriram que deficiências de zinco, selênio, ferro, cobre, ácido fólico e vitaminas A, B6, C, D e E podem alterar as respostas imunológicas.
Esses nutrientes ajudam o sistema imunológico de várias maneiras: atuando como um antioxidante para proteger as células saudáveis, apoiando o crescimento e a atividade das células imunológicas e produzindo anticorpos.
Estudos epidemiológicos descobriram que aqueles que são malnutridos correm maior risco de infecções bacterianas, virais e outras.
O papel da vitamina D na regulação do sistema imunológico levou os cientistas a explorar dois caminhos de pesquisa paralelos:
A deficiência de vitamina D contribui para o desenvolvimento de esclerose múltipla, diabetes tipo 1 e outras doenças chamadas “autoimunes”, nas quais o sistema imunológico do corpo ataca seus próprios órgãos e tecidos.
Vitamina D contida nos ovos
E os suplementos de vitamina D poderiam ajudar a aumentar as defesas do nosso corpo para combater doenças infecciosas, como tuberculose e gripe sazonal.
Suplementos da Vitamina D
Comer uma dieta de boa qualidade, conforme ilustrado pelo Prato de Alimentação Saudável, pode prevenir as deficiências desses nutrientes.
No entanto, existem certas populações e situações em que nem sempre se pode comer uma variedade de alimentos nutritivos, ou em que as necessidades nutricionais aumentam.
Nesses casos, um suplemento de vitaminas e minerais pode ajudar a preencher as lacunas nutricionais.
Prato de alimentação saudável
Estudos têm mostrado que a suplementação de vitaminas pode melhorar as respostas imunológicas nesses grupos.
Famílias de baixa renda, mulheres grávidas e lactantes, bebês e crianças pequenas e pessoas em estado crítico são exemplos de grupos de risco.
Siga-nos no Instagram para conhecer ainda mais alimentos que fortalecem o sistema imunológico e aumentam sua imunidade, em tempos de pandemia.